O funcionamento de um carro, apesar de parecer complexo, é relativamente fácil de entender. Ele é constituído por diversos componentes e um dos mais importantes é o sistema de ignição, responsável pelo envio das faíscas que iniciam a queima do combustível para o motor do carro.

A bobina de ignição é um elemento essencial, já que, sem isso, o carro não dá partida. Afinal, é um dos responsáveis em transformar a energia térmica da queima do combustível em energia mecânica, que faz com que o carro ande.

Junto com ela, dois outros sistemas formam o motor do carro. Continue a leitura para entender melhor sobre a bobina de ignição e aprender a verificar quando uma revisão ou troca for necessária!

O que é o sistema de ignição do motor?

Antes de entrarmos nos detalhes da bobina de ignição, vamos rapidamente entender como funciona e para que serve o sistema em que ela está inserida.

O sistema de ignição está ligado ao motor do carro, que por sua vez é o principal responsável por fazê-lo entrar em movimento. Colocando em palavras mais simples, o sistema gera faíscas que queimam a mistura do combustível com o ar.

Essa queima gera calor que movimenta os pistões levando ao movimento dos automóveis movidos a combustível. As faíscas são uma descarga elétrica que produz calor e luz, e elas ocorrem nas velas, que são utilizadas para queimar o combustível.

A responsável por essa descarga elétrica chegar até a bobina de ignição é a bateria. Para que aconteça a queima do combustível, é preciso de uma descarga elétrica de mais ou menos cinco mil volts.

Entretanto, considerando que as baterias automotivas geram em torno de 12 volts, algum componente precisa realizar essa transformação de alta tensão, não é? E é aqui que entram as bobinas de ignição. Vejamos mais sobre elas.

O que é a bobina de ignição?

A bobina de ignição é uma peça fundamental para o funcionamento do carro.

A bobina de ignição é a responsável por transformar a baixa tensão em alta, possibilitando a descarga elétrica de alta tensão para a vela gerar a faísca elétrica sem estragar o sistema do carro.

Ela é composta por dois circuitos elétricos: o primário e o secundário, mas também trabalha com o princípio da indução eletromagnética.

O primário utiliza-se de um fio de cobre grosso, enrolado com poucas voltas em um pino de ferro. Já o secundário é um fio de cobre também, mas é mais fino e com muitas voltas.

A bateria é alimentada com uma alta corrente e baixa tensão no circuito primário, onde há uma variação da corrente que, por sua vez, gera uma variação no fluxo magnético da bobina.

Esta, quando passada pelo fio mais fino induz a alta tensão no circuito secundário, atingindo até 20.000 volts de potência. Para a tensão chegar nas velas, que são resistentes e não quebram com a potência, as bobinas geralmente possuem quatro saídas.

Todo o processo é realizado com os princípios do eletromagnetismo, especialmente a lei da indução eletromagnética. Essa lei afirma que a variação de um campo magnético cria uma corrente elétrica e vice-versa.

Esse conceito é visto na nossa rotina também, por exemplo quando vamos transformar aparelhos 110 volts para 220 volts e o contrário também.

A importância da bobina de ignição para os veículos

Sem a existência das bobinas ou se elas estiverem com defeito, a corrente pode chegar irregular às velas de ignição, provocando problemas na combustão, chegando a nem dar a partida.

Outros problemas que podem ser acarretados é a perda de potência, o aumento de consumo do combustível independente de qual seja e uma maior emissão de poluentes no ar.

Diante disso, é sempre importante fazer a revisão das bobinas de ignição e observar os sinais para uma possível troca ou manutenção.

Como saber se devo trocar ou levar minha bobina de ignição para manutenção?

A falta de revisões periódicas e más condições de uso podem diminuir a vida útil da bobina de ignição.

Depois de saber da importância e como ela funciona, também é imprescindível ficar atento aos sinais que mostram que a bobina de ignição precisa de um reparo ou de uma troca.

Qualquer problema pode levar ao não funcionamento do seu carro e afetar o desempenho do motor. Listamos alguns destes sinais para você ficar de olho:

  • Aumento repentino de consumo do combustível;

  • Luz de verificação do motor acesa, pois a bobina é um dos componentes essenciais para o funcionamento do motor;

  • Barulho de estouro nos escapamentos. Essa é uma das primeiras falhas que podem ser apresentadas;

  • Motor engasgando ou falta de ignição do motor, principalmente ao acelerar o veículo;

  • Presença de combustível puro no escapamento (cheiro de gasolina).

Conhecendo estes sinais, fica mais fácil manter um acompanhamento tanto de reparo, quanto de prevenção, para não prejudicar o sistema do motor do seu carro.

Caso algum destes comece a se mostrar presente, procure algum especialista para verificar o que pode estar acontecendo.

Como trocar a bobina do carro?

Um mecânico pode ajudar com essa troca da bobina de ignição, mas é possível realizar o procedimento sozinho.

A troca da bobina de ignição não precisa ser feita somente quando estragar ou estiver com defeito, mas o recomendado é que seja feita uma substituição a cada dez mil ou quinze mil quilômetros rodados como prevenção.

 

Caso seja confirmado que o problema está na bobina de ignição ou tenha dado a quilometragem recomendada, você conseguirá substituir a antiga por uma nova seguindo os seguintes passos:

  • O carro precisa estar necessariamente desligado;

  • Depois localize a bobina que irá ser trocada e desconecte os terminais, retirando os parafusos para remover a peça com cuidado;

  • Antes da instalação da nova bobina de ignição, recomenda-se aplicar graxa dielétrica na tomada elétrica, pois ajudará na proteção contra a corrosão, garantindo uma conexão boa;

  • Depois, encaixe a nova bobina no sistema, aperte os parafusos e reconecte os terminais de cabo de ignição;

  • Reconecte a ferramenta de diagnóstico para apagar quaisquer códigos de falha e apagar a luz de advertência de gerenciamento do motor;

  • Pronto! Agora é só testar para saber se tudo ocorreu conforme o esperado.

Não é obrigatório nesse processo, mas é recomendada a troca de todas as velas de ignição durante essa mesma manutenção.

De maneira geral, essas peças são projetadas para durar muito, então não precisa se preocupar frequentemente. Basta acompanhar o tempo recomendado de troca e também ficar de olho nesses sinais que apresentamos anteriormente.

Conhecer um pouco mais sobre a mecânica do seu carro pode te ajudar muito economicamente e em momento de necessidade.

Compreender a importância de uma bobina de ignição e saber interpretar quando ela precisa de uma troca ou manutenção é essencial para um automóvel em bom funcionamento.